
Agradecemos o trabalho de Valéria da Silva da APAE Florianópolis.
#DiaDaRecepcionista #Recepcionista #APAEFloripa #Inclusão #EducaçãoEspecial
Durante nosso treinamento de pais, aproveitamos o clima da Festa Julina para fortalecer os laços familiares, estimular o desenvolvimento das crianças e promover a generalização de habilidades de forma leve e divertida.
Através de brincadeiras típicas como: pescaria, jogo de argolas, pintura e colagem, pega-pega com bolas coloridas, boliche de latas e roda cantada, no qual os pais puderam colocar em prática estratégias aprendidas, como:
- Promover interações sociais significativas;
- Estimular a comunicação funcional;
- Trabalhar comandos simples e combinados;
- Reforçar comportamentos positivos;
- Estimular a autonomia da criança em um ambiente estruturado e lúdico;
A parceria entre família e profissionais é a base para um desenvolvimento infantil mais pleno e significativo.
Projeto da pedagoga Aieska, da psicóloga Thalita e da coordenadora pedagógica Lucélia.
#IntervençãoPrecoce #FestaJulina #Atividades #Dança #APAEFloripa #Inclusão #EducaçãoEspecial
No dia 27 de junho, a APAE Florianópolis recebeu a equipe da APAE Tubarão para assessoramento focado no atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O encontro promoveu a troca de experiências, estratégias e metodologias, fortalecendo a colaboração entre as instituições e o compromisso com uma educação inclusiva de qualidade.
#Visita #APAETubarão #Assessoria #TEA #Autismo #APAEFloripa #Inclusão #EducaçãoEspecial
Na sexta-feira (27/06), a APAE proporcionou aos nossos profissionais uma Capacitação Especial sobre Manejo Comportamental , conduzido por profissionais do serviço de psicologia da instituição.
Um momento importante de aprendizado e fortalecimento das nossas práticas!
#CapacitaçãoEspecial #ManejoComportamental #Psicologia #APAEFloripa #Inclusão #EducaçãoEspecial
Nossa psicomotricista, Patricia dos Anjos, conduziu um encontro muito especial com as famílias das crianças atendidas pelo Programa de "Intervenção Precoce com Práticas Centradas na Família". Durante o encontro, foi destacada a importância da psicomotricidade no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, especialmente nos primeiros anos de vida.
A psicomotricidade integra corpo, emoção e cognição, promovendo avanços na comunicação, atenção, raciocínio e habilidades sociais. Por meio de atividades motoras planejadas, como jogos, circuitos e brincadeiras corporais, a criança é estimulada a se expressar e desenvolver sua linguagem e pensamento. Para crianças com Autismo, essa abordagem favorece o esquema corporal, a coordenação motora, o controle do tônus muscular e a regulação emocional, contribuindo para maior autonomia e participação nos contextos familiares, social e escolar.
Esse momento de troca com as famílias reforça nosso compromisso com um trabalho conjunto, onde as práticas educativas, terapêuticas e familiares caminham lado a lado para promover o desenvolvimento integral da criança.
Seguimos fortalecendo vínculos e construindo caminhos de conhecimentos e inclusão!
#Psicomotricidade #EncontroComFamílias #Encontro #IntervençãoPrecoce #APAEFloripa #Inclusão #EducaçãoEspecial
A "Autogestão, Autodefensoria e Família" na APAE constitui-se como um movimento representativo das próprias pessoas com deficiência intelectual, que visa à promoção do protagonismo, da autonomia, da cidadania e da participação ativa nos espaços sociais e institucionais. Por meio dela, os autodefensores exercem o direito à voz e à decisão, fortalecendo a inclusão e contribuindo para o enfrentamento do capacitismo, em consonância com os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Na APAE, a autodefensoria é orientada por processos educativos que valorizam a escuta, a formação crítica e a construção coletiva de uma sociedade mais justa e acessível.
#SemanaDosAutodefensoresDasAPAEs #APAEFloripa #Inclusão #EducaçãoEspecial
Na sexta-feira (27) realizamos a “Parada Pedagógica”.
As paradas pedagógicas são de suma importância para organização dos planejamentos, registros, adaptação de materiais, capacitação e estudos para qualificar o atendimento prestado aos nossos alunos e de forma a atender também as suas singularidades.
Sendo assim, as paradas pedagógicas são oportunidades para aprimorar a prática docente, fortalecer o compromisso com a educação de qualidade e promover o desenvolvimento integral dos alunos. Através desses momentos de reflexão e aperfeiçoamento, possibilitar um ensino de habilidades e conceitos mais eficiente, significativo e inclusivo para todos. Ademais temos a possibilidade de fazer trocas com a equipe multi-profissional e dessa forma melhorar o olhar sobre e a pessoa a sua integralidade.
#ParadaPedagógica #Junho #APAEFloripa #Inclusão #EducaçãoEspecial
Nos dias 16 e 17 de junho, foram realizadas reuniões com os pais das crianças atendidas pelo Grupo de Estimulação Precoce I (TEA), com o objetivo de fortalecer o vínculo entre a equipe terapêutica e as famílias, além de orientar sobre estratégias fonoaudiológicas que podemos realizar em casa.
A participação ativa da família no processo terapêutico é essencial para a evolução da criança, sendo a continuidade dos estímulos em casa um fator determinante para o sucesso da intervenção precoce.
A reunião também foi um espaço de escuta, troca de experiências com a psicóloga, assistente social para fortalecimento do apoio mútuo com as famílias.
#EstimulaçãoPrecoce #TEA #Reunião #APAEFloripa #Inclusão #EducaçãoEspecial
O Serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE/DI) desenvolveu uma atividade em grupo nomeada pelos próprios alunos como: “Corrida Maluca”, com o objetivo principal de estimular a interação social, a atenção compartilhada e o reconhecimento da individualidade. A proposta foi estruturada como uma dinâmica lúdica, utilizando recursos visuais personalizados com fotos dos próprios estudantes, possibilitando uma maior identificação e engajamento na atividade. A “Corrida Maluca” consistiu em um tabuleiro adaptado a partir de uma embalagem de ovos, onde cada cavidade foi sinalizada com cores e pequenos obstáculos (como bandeirinhas e marcadores). Cada participante movimentava seu personagem — representado por um palito com sua própria foto — conforme orientações do grupo e das professoras.
#AEE #DI #CorridaMaluca #Atividade #InteraçãoSocial #APAEFloripa #Inclusão #EducaçãoEspecial